29.7.21


x está numa corrida contra o tempo com vários trabalhos gigantes em curso. nos últimos dias, entre outras coisas várias menores, x teve de correr uma base de dados com cerca de 13 mil documentos; ver uma grande maioria deles um a um; distribuir a análise material de cada um deles por 8 membros da equipa; analisar de forma detalhada os que são da sua especialidade; tirar dúvidas e apaziguar inquitações de vários membros da equipa - a última delas quase às 2 da madrugada; e a tentar montar um relatório gigante sobre isso.

nas ultimas 24 horas, x esteve nisso desde as 8 da manhã de um dia até às 4 da madrugada do outro. depois, ainda elétrica, a ver se chegava o sono, pegou num dos livros novos - escrito, entre outros, por este senhor -  e esteve a lê-lo até às quase 6 da manhã. e adormeceu com ele ao colo.

mas x concluiu ao fim de poucas páginas do livro que se se tivesse cruzado com ele há uns 15 anos, o seu processo de crescimento, provavelmente, teria sido mais fácil. ou, pelo menos, x teria tido mais certezas que a sua sanidade nunca esteve verdadeiramente em questão. ou mesmo que, na verdade, x nunca esteve tão lúcida como naqueles momentos de aparente desestruturação. 

mas x até o sabia. x, intuitivamente, percebeu muito cedo os porquês e os para quês. ainda que não tivesse forma de os explicar aos demais ou, mesmo, de os repetir em voz alta para si própria. e x fica feliz por, nesta que parece ser a recta final de um processo longo, começar a ver ao longo do percurso de consagração a validação de quase tudo o que sempre soube sem, na verdade, saber que o sabia.

Sem comentários: